terça-feira, 26 de abril de 2011

Mistérios da Mente...

Na revista Superinteressante deste mês (Abril) tem matérias super interessantes mesmo, e podemos enterder melhor as funções do nosso célebro. Faço um breve resumo.
A loucura na antiguidade, tinha caratér mitológico, pensava-se que os loucos tinham uma ponte com o oculto e traziam informações lá de cima, isso até Hipócrates, o pai da medicina acabar com a teoria de Panteão e sistematizou a teoria dos humores, era a bílis que afetava o comportamento e causava a loucura. Na Idade Média os textos de Santo Agostinho e São Tomas de Aquino, pensadores religiosos, pregavam a vida perfeita, moralmente sã e qualquer coisa que se fizesse de errado era pecado, e qualquer comportamento estrenho era considerado possuido pelo demônio. No século 17 e 18 no Renascimento a loucura sai do mundo das forças naturais ou divinas e se torna a falta da razão, surge então a alienação mental (memória,razão e imaginação). Século 19, junto com a Revolução Francesa veio a revolução da psiquiatria; em 1793, o médico frances Philippe Pinel transformou a loucura de uma questão de ordem social para uma questão médica, uma doença a ser curada. Século 20, após testes com lobotomia, eletrochoques e comas induzidos, desenvolveram-se sedativos e estimulantes, começava a era da psicofarmacologia, tratando-os com Clorpromazina em 1950, e em 1959 veio os antidepressivos, e um ano depois o Ansiolítico Benzodiazepínico, e em 1986 a Fluorxetina (Prozac). A eficácia desses medicamentos transformou a psiquiatria em a industria farmacêutica. Vale lembrar que esses medicamentos muitas vezes são receitados por clínicos gerais e não por psiquiatras.
Outra matéria super legal sobre as sindromes esquisitas: Sindrome de París, os turistas que visitam a cidade, ficam em choque ao verem uma cidade suja, tomada por gaçons mal-humorados, que gritam com quem não sabe falar frances, mendingos em todo canto e bêbados urinando dentro do metrô, as vítimas da sindrome de paris, que na maioria são Japoneses se trancam no hotel até a hora de irem embora; A Sindrome de Jerusalem, cerca de 100 turistas que visitam o Muro das Lamentações sofrem dessa sindrome, que é delírios religiosos disparados na cidade sagrada; eles dizem vê o muro se abrindo e de lá sai o Messias, Maria chorando e João Batista jogando agua benta nos turistas... na revista tem mais tipos de sindromes interessantes.
Outra matéria interessante, fala das personalidades transtornadas, dentre eles Caravaggio pintor, Italiano do estilo naturalista e barroco, era um psicopata e antisocial, usava prostitutas como modelo para pousarem em suas pinturas como maria e ladrões para posarem representando os santos; Stalin, o desconfiado e paranóico, um ditador que matava os inimigos e os amigos caso desconfiasse deles, e tinha matadores fieis que aceitavam matar ou torturar a própria família... tem ainda Scarlett o'hara, Darth Vader e outros famosos mal exemplo.

ps.: Não tenho patrocínio da revista, induzo lerem por acreditar a materia muito boa. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário